Maico Fabiano Fernandes

Tecnologia e alimentação: Radar XLab e a nova era das Foodtechs em Santa Maria

No dia 15 de setembro, teremos mais um evento de impacto significativo para a região central do Estado, a palestra “Radar XLab – A nova era das Foodtechs: inovação e futuro”, que irá ocorrer na Pulsar Incubadora (Prédio 61H) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com transmissão online pelo canal do Sebrae RS no YouTube. O evento, que será gratuito, conta também com um workshop que terá como principal objetivo compartilhar as possibilidades de futuro para a produção e os serviços de alimentação. No evento, teremos a participação de Tatiana Lanna, profissional com 24 anos de experiência no mercado de alimentação. O evento é realizado pelo Sebrae XLab em parceria com a Regional Centro do Sebrae RS, a Inovatec UFSM e a Pulsar Incubadora.

Radar Xlab

Iniciativa itinerante do Sebrae de cocriação orientada pelo design, que tem objetivo de gerar conhecimento compartilhado com o ecossistema de inovação. Trata-se de uma oportunidade de projetar cenários e dialogar com as principais vozes da sociedade sobre temáticas de futuro. Ao ter como norte a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo, o projeto realiza encontros temáticos que abordam temas relacionados as mais importantes cadeias produtivas do RS. Interessados podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/radarfoodtech


Foodtechs  

O mercado de Foodtechs encontra uma realidade de consumidores ainda mais exigentes e que levam como estilo de vida hábitos alimentares saudáveis, seguros e sustentáveis. São empresas que trabalham ressignificando os sistemas alimentares, com o uso de tecnologia para inovar no ramo alimentício em todos os seus processos: produção, distribuição, venda e consumo. Desenvolver esse segmento é benéfico para a economia local e global, promovendo uma indústria alimentícia mais eficiente e adaptada às demandas contemporâneas.


Impacto

Temos a possibilidade de trazer soluções para a cadeia produtiva, reduzir desperdícios, impulsionar o reaproveitamento de alimentos e erradicar a fome, além de proporcionar o acesso a alimentos seguros. Aspectos esses alinhados com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Um fator de extrema importância, uma vez que deparamos com a perspectiva de até 2050 termos uma população mundial de 9 bilhões de habitantes e consequentemente, ampliar a produção de alimentos em cerca de 70%, conforme Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).


Elos

Destaca-se a importância dos alimentos como motor econômico e social, com a tecnologia e inovação Foodtech conectando todos os elos da cadeia alimentar. Os elos se influenciam mutuamente: a produção molda o produto, enquanto o consumidor define padrões e impulsiona o empreendedorismo e a inovação. O objetivo central é garantir o acesso a alimentos seguros, sustentáveis e saudáveis, enfrentando desafios globais.

​Tatiana Lanna

A palestrante Tatiana Lanna é graduada em Turismo pela PUCRS e em Gastronomia pela Assesc. Além disso, possui um MBA pela FGVSP, formação em Coolhunting pela ESPM e um XBA pela Startse e Inova – Portugal. Dedicada ao mundo das foodtechs, ela também se tornou uma especialista em transformação digital e entusiasta na partilha de perspectivas sobre o futuro.


Food Tech FabLab

O evento ganha projeção ainda maior em um contexto onde teremos na UFSM, o FoodTech FabLab, primeiro na área de FoodTechs da América Latina, instalado no Parque Tecnológico. A instalação de equipamentos irá fornecer capacitação profissional e treinamentos na área. Entre os benefícios, temos um desenvolvimento da cadeia produtiva em ebulição na nossa região, produtos com maior qualidade e geração de melhores experiências para os consumidores, além da possibilidade de mais e melhores negócios neste segmento.


Tendências:

No relatório Foodtechs 2022 do Sebrae, temos algumas tendências norteadoras:
· Impressora 3D de comida: personalização nutricional de acordo com as necessidades individuais;
· Nutrição personalizada: cardápios e produtos adaptados a cada consumidor;
· Proteínas alternativas: produtos que imitam a composição e textura da carne;
· Transparência na cadeia de suprimentos: rastreamento em tempo real de condições ambientais e composição de matérias-primas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria agora conta com os serviços da Sala do Empreendedor Anterior

Santa Maria agora conta com os serviços da Sala do Empreendedor

Inovação em foco: Santa Maria conectada com um dos maiores encontros de Startups do Brasil Próximo

Inovação em foco: Santa Maria conectada com um dos maiores encontros de Startups do Brasil

Maico Fabiano Fernandes